quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Reinventando uma Obra de Arte - 2ª parte

Resolvi estender o post sobre a minissérie Capitu pra terminar de dar minhas impressões.

Ontem tive nova surpresa com Capitu: o ator César Cardareiro, que interpreta o Bentinho ainda menino. E que interpretação.
Alguns devem se lembrar dele bem mais novo no sítio do Pica Pau Amarelo (2003) mas o menino parece que tomou um ácido e incorporou o personagem. O meninote, apesar de um pouco byroniano demais, consegue passar a imagem de criança mimada, perdida em fantasias muitas vezes dolorosas e melancólicas, internalizadas através de vínculos com culpas e medos.
Ele e Melamed renderam uma sequência ontem q foi incrível, quando o Casmurro relembra o sofrimento do menino (ele mesmo), e tenta inutilmente ampará-lo. (Não nos esqueçamos que Casmurro é modelo em auto-piedade!)
Pra terminar, a pronfundidade dos personagens criados por Machadão é tão grande que nos permite avaliar nossos próprios medos. O que desestrutura Bentinho não é Capitu. A relação dele com a menina é só reflexo do estrago que a mãe e o meio já haviam feito nele, principalmente lhe incutindo um medo irracional do abandono. Corro o risco de ser muito Freudiano, mas o que proponho é só repensarmos esses amores imaturos, frutos da trnasferência do amor materno pois são nocivos, irrealizáveis. Prefiro não acreditar que Freud meio que decifrou o ser humano, decifrou a sociedade ocidental. A proposta é ver que, depois de desfeitos os novelos da consicência, é possível deixar os antigos casulos e viver realidades mais maduras, onde o amor se constrói em bases mais sólidas e próximas da realidade. Tem é que ter é coragem pra fugir do esquema normótico a que ficamos submetidos. Ou será que Freud chamaria isso de "fantasia de cura de um limítrofe"?

Amanhã é esperar pra ver como Escobar se apresenta a nós.

p.s.> acho que vou lançar um ensaio psicológico sobre o livro um dia... gostei... uahuauhauh

2 comentários:

Ramon Fonseca disse...

Bino, vale a pena ler essa crítica da série Capitu também:
http://mateipormenos.blogspot.com/2008/12/capitu-no-presta-eu-j-sabia-bial.html
Continuo acompanhando suas ótimas postagens.
Boa tarde!

Anônimo disse...

Bino: o critico literario, o humor do dia, a informação necessária, a cultura inútil, o seguidor de Freud; a completude numa única página!!
Sinto saudade constantemente... Adoro seu blog.
Beijo

Who's the next Most Hated Cheek of Moc??