terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Reinventando uma Obra de Arte


Com o louvável intuito de popularizar um clássico da nossa literatura, Luiz Fernando Carvalho recontou (sim porque, segundo o próprio diretor, o "texto é Machado de Assis vírgula por vírgula") uma obra de arte.

Vou tentar passar minhas impressões do primeiro capítulo pra quem ainda tá torcendo o nariz pra história que, pra muitos, só remete à leitura forçada de um calhamaço de papel pra conseguir uma vaga numa universidade:

-O tom
agressivo do desnudamento das expectativas românticas de uma possível e idealizada fidelidade absoluta, selada por juras amorosas de 2 crianças nos apresenta o personagem principal, Bentinho , já velho, que por suposta instrospecção que lhe caracterizava recebe o apelido de Dom Casmurro. O livro gira em torno dos fantasmas do passado desse homem.

Atores e Personagens que merecem comentário*

*pq já são quase 1 da manhã e eu, depois de velho, descobri o hábito de dormir



-Michel Melamed, conhecido pelo ótimo [Re]corte Cultural da Tv Cultura e pelo polêmico espetáculo Regurgitofagia, interpreta o protagonista na fase adulta e é o narrador da história, deixando claro que o livro é uma perspectiva do personagem sobre fatos ocorridos em sua vida.

-Eliane Giardini interpreta a mãe rígida, carola e dominadora
, vista pelos olhos do filho pequeno, causando ao mesmo tempo uma adoração edipiana quando ela aparece, quase como uma rainha e um calafrio quando ela personifica a castração da psicanálise Freudiana.

-Capitu
(Letícia persiles/Maria Fernanda Cândido), que por intervenção divina, dessa vez ainda não roubou a cena, permitiu quem assistiu ir além da curiosidade superficial que nos leva e nos deliciar ouvindo casos de traição (e agradecendo a Deus baixinho por ter sido com o vizinho e não com você). A personagem teve o destaque que tem no livro, é a obsessão daquele homem, é a idéia central de praticamente tudo que ele pensa. Mas é idealizada, não passa da visão de Bentinho, independente se a visão lhe fazia justiça ou não. Depois de entendido isso, se deixe hipnotizar por Capitu assim como Bentinho... idealizações são sempre hipnóticas pois são um reflexo do nosso conceito do que deveria ser perfeito.

Pra fechar:

-A música dá o arremate final à fotografia pra criar, dentro do universo denso e sombrio do personagem, uma atmosfera de cordel que populariza a série.

-Esqueça a traição, não se trata disso. Resquícios de machismo que ainda vagam perdidos sem razão de ser em nossa sociedade é que nos deixam tão desconfortáveis diante dessa situação. A grande questão é a insegurança de Bentinho, combinados com as expectativas que ele mesmo criou em relação à Capitu, a inveja e culpa que nutriu em relação ao amigo (?) Escobar, e a pouca tolerância à frustração que levaram um homem às raias da loucura. É uma obra pra inquietar os homens e envaidecer as mulheres.

-Perceba e mergulhe na profundidade de Casmurro. Atormentado pela culpa tão internalizada através dos dogmas católicos ele tenta expiar seus 'pecados' torturando à si mesmo com pensamentos de traição. Se ela traia ou não eram outros 500, o importante é perceber que a fixação de Casmurro era no sofrimento e não em Capitu.*

*Esse post é uma interpretação de minha total responsabilidade.

Vamos ver o que as celebridades mais Underground do cenário nacional tem a dizer sobre Capitu?

Léo
Ocupação:Bater na esposa e tomar cachaça
"-Capitu? Puta!"

Theodomiro Paulino
Ocupação: Extorquir vaidosos compulsivos
"-Esse Auê todo por conta de uma racha?"

Bruna Surfistinha
Ocupação: Escritora (Se até eu posso ser...)
"-Se fosse tão esperta assim tinha ela mesma lançado um livro contanto detalhes picantes do caso com Escobar pra lucrar um dinheiro..."



P.s.> Faz o teste e senta na frente da Tv amanhã e assiste. Se fosse a adaptação de uma obra do Sidney Sheldon ia ser sucesso imediato. Nada contra, mas não dá pra ficar só na superficialidade o tempo todo.


P.s2> Se a inteção do diretor for alcançada já vale o orçamento de 1 milhão de mangos por episódio, mesmo sabendo-se lá quem seriam os Mecenas em questão.

P.s3> Engraçado que a Globo, o 4º poder no Brasil, é quem por incrível que pareça permite essas experimentações e seu possível contato com as massas.

Um comentário:

Felipe Lenhart disse...

É isso aí, Bino! Beleza de post. Vamos ver, hoje, como se sai o nosso Casmurro.
Um abraço

Who's the next Most Hated Cheek of Moc??